Desclassificação na Organização do Conhecimento, por Antonio García Gutiérrez

Li o artigo em novembro do ano passado e fiquei de traduzi-lo mas algumas outras coisas me atropelaram (TCC, tentativas de mestrado, natal, ano novo, mudança de cidade, formatura, etc.) e então só consegui pôr as mãos nele há alguns dias, cinco meses depois. Na época fiz apenas um breve fichamento das partes que achei mais interessantes do artigo e só permaneci com a intenção de traduzi-lo algum dia quando fosse possível. O texto está disponível em .pdf no meu Slideshare e também aqui no blog: separei as seções do artigo em posts, à título de teste.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Desclassification in Knowledge Organization: a post-epistemological essay. Transinformação, Campinas, 23(1): 5-14, jan./abr., 2011.

.

Desclassificação na organização do conhecimento: ensaio pós-epistemológico

.

Antonio GARCÍA GUTIÉRREZ.

Professor, Universidad de Seville, Faculdade de Communicación. R. Américo Vespúcio, s/n., 41092, Servilla, España. E-mail: <algarcia@us.es>.

Recebido em 16/2/2011 e aceito para publicação em 28/3/2011.

Resumo

O conteúdo da rede digital origina-se a partir de diferentes formas, lógicas e culturas de conhecimento. Uma vez na rede, no entanto, eles são todos submetidos para se unificarem em formatos e lógicas fornecidos pela própria tecnologia digital. Uma tecnologia é, em primeiro lugar, o produto de uma determinada cultura. Toda cultura e identidade classificam e nomeiam todo tipo de material e objetos simbólicos. Nos dias de hoje, o ocidente é a cultura que tomou para si a tarefa da classificação global suportada por suas próprias redes digitais. A classificação é uma ferramenta epistemológica fornecida pela racionalidade moderna, cujas estruturas internas e modos de inferência são derivados das reduções metonímicas, dicotonímicas e analógicas da diversidade dos mundos atuais. Neste artigo, um tipo de hermenêutica prática, chamada “desclassificação”, é introduzido e proposto como um caminho para um conhecimento que supera a epistemologia organizacional. A desclassificação é um sistema aberto que instala o pluralismo lógico no núcleo do entendimento e processos de enunciação, através de ferramentas metacognitivas.

Palavras-chave : Classificação. Rede digital. Epistemologia. Hermenêutica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: