Paul Otlet, O homem que queria classificar o mundo

Quando eu estava na primeira fase do curso de biblioteconomia, assisti ao documentário L’homme qui voulait classer le monde e conheci Paul Otlet e Henri La Fontaine. Acho que a professora já apresentou o filme em formato DVD ao invés de VHS, o que já foi um grande avanço.

No entanto ousei em pedir o vídeo emprestado, pra fazer uma cópia e assistir de novo, com mais calma, em casa. Mas por algum motivo que não sei, o vídeo não me foi emprestado. Eis que quase 5 anos depois, uma colega da FURG, Thaísa Gonçalves, me manda um e-mail me convidando para ajudá-la na tradução do documentário para o português.

Minha primeira dúvida foi, se após traduzirmos o vídeo, ele seria disponibilizado online para que outros graduandos ou interessados também tenham acesso às imagens e ao texto – como eu não tive. Possivelmente a legenda em pt-br será espalhada em sites de legenda e o filme em fóruns especializados como o MakingOff, de filmes e docs mais alternativos. Já existem duas partes do filme em francês [2 de 3 3 de 3] disponíveis no DailyMotion, mas falta a parte um. No entanto estamos fazendo a tradução a partir de outra fonte em que o conteúdo está dublado em inglês.

Ainda não temos data para a conclusão da tradução, mas quando estiver finalizado devo compartilhar por aqui.

  1. Francis Sierra

    Dora,

    Há 50 anos atrás eu tambem tive aula com um professor que infelizmente não me lembro o nome dele, que além de dar aulas, ele era chefe de um setor do antigo Catálogo Coletivo (hoje Sibi) da USP, acho que se chamava setor de Reprografia, e estudamos mto Paul Otlet, o pai da documentação e informação.
    Muito oportuno você mencionar o nome de Paul Otlet.

  2. Pingback: Bibliotecas: descentralização é modernização? « Index-a-Dora

  3. Nada de novo na tradução? Eu estou atrás desse filme!

  4. Dora

    Verdade Aurélio… Vou pedir feedback pra Thaísa, pois traduzi junto com ela. A gente finalizou mas eu não sei como que terminou a parada. Vou verificar com ela. Valeu.

  5. artesadesonhos

    Boa noite! Estou no III período de Biblioteconomia e buscando este filme de todas as formas, sem exito.
    Será que está mais perto?
    Abraço e antecipadamente grata!
    Rita

  6. Regis A Feitosa

    Eu consegui baixar a versão em inglês de um servidor internacional de torrents, mas não deu pra baixar os 100%, baixei apenas 98.07. Ficou com algumas falhas mas não compromete muito o filme. Eu coloquei legendas fixas nele, que peguei da versão em francês, que está com péssima imagem,e de um arquivo que encontrei na net, traduzido por duas bibliotecárias. Vou postá-lo you tube.

Deixe um comentário

