Paul Otlet, O homem que queria classificar o mundo

Quando eu estava na primeira fase do curso de biblioteconomia, assisti ao documentário L’homme qui voulait classer le monde e conheci Paul Otlet e Henri La Fontaine. Acho que a professora já apresentou o filme em formato DVD ao invés de VHS, o que já foi um grande avanço.

No entanto ousei em pedir o vídeo emprestado, pra fazer uma cópia e assistir de novo, com mais calma, em casa. Mas por algum motivo que não sei, o vídeo não me foi emprestado. Eis que quase 5 anos depois, uma colega da FURG, Thaísa Gonçalves, me manda um e-mail me convidando para ajudá-la na tradução do documentário para o português.

Minha primeira dúvida foi, se após traduzirmos o vídeo, ele seria disponibilizado online para que outros graduandos ou interessados também tenham acesso às imagens e ao texto – como eu não tive. Possivelmente a legenda em pt-br será espalhada em sites de legenda e o filme em fóruns especializados como o MakingOff, de filmes e docs mais alternativos. Já existem duas partes do filme em francês [2 de 3 3 de 3] disponíveis no DailyMotion, mas falta a parte um. No entanto estamos fazendo a tradução a partir de outra fonte em que o conteúdo está dublado em inglês.

Ainda não temos data para a conclusão da tradução, mas quando estiver finalizado devo compartilhar por aqui.

9 pensamentos sobre “Paul Otlet, O homem que queria classificar o mundo

  1. Dora,

    Há 50 anos atrás eu tambem tive aula com um professor que infelizmente não me lembro o nome dele, que além de dar aulas, ele era chefe de um setor do antigo Catálogo Coletivo (hoje Sibi) da USP, acho que se chamava setor de Reprografia, e estudamos mto Paul Otlet, o pai da documentação e informação.
    Muito oportuno você mencionar o nome de Paul Otlet.

  2. Pingback: Bibliotecas: descentralização é modernização? « Index-a-Dora

  3. Verdade Aurélio… Vou pedir feedback pra Thaísa, pois traduzi junto com ela. A gente finalizou mas eu não sei como que terminou a parada. Vou verificar com ela. Valeu.

  4. Boa noite! Estou no III período de Biblioteconomia e buscando este filme de todas as formas, sem exito.
    Será que está mais perto?
    Abraço e antecipadamente grata!
    Rita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s