Quem disse que brasileiro não gosta de ler?

Moro em São Paulo há 2 anos. Quando morava em Campo Grande, era muito difícil mesmo ver alguém lendo no ônibus. Na verdade ver gente lendo em qualquer lugar não escolar ou universitário era bem raro. Raríssimo, eu diria. Em Florianópolis era um pouco mais comum ver gente lendo no ônibus. Talvez porque a cidade girasse em torno da cidade universitária, mas eu nunca vou poder afirmar isso com tanta certeza. As pessoas de lá liam literatura mesmo, no ônibus. Em São Paulo é bastante comum ver pessoas lendo – de um tudo – nos ônibus e no metrô. Talvez seja porque aqui seja uma cidade enorme e tenha mais gente, tenha mais bibliotecas e então as pessoas tem mais oportunidade de ler (e comprar) livros legais e interessantes.

Hoje no Twitter eu vi essa campanha do Metrô de São Paulo e achei a iniciativa bastante interessante. Talvez eu mudasse algumas coisas e deixasse a proposta mais descentralizada, mais aberta mesmo: ao invés de mandar um e-mail e selecionar as melhores, deixaria aberto para que o público postasse quantas fotos quisesse e depois rolaria um álbum ou coisa do tipo para votação pública das melhores – estou falando de Facebook aqui. Algo assim. No Twitter seria ainda mais simples, deveriam ter criado alguma hashtag do tipo #lendonometro #euleionometro pra que as fotos fossem selecionadas mais facilmente. Enfim.

Curioso também que essa campanha foi divulgada pela Companhia do Metrô de SP, mas a biblioteca do metrô, o programa Embarque na Leitura, não foi mencionado. Será que em algum momento ela vai aparecer? Vamos acompanhar… :o)

brasileiro-nao-gosta-de-ler-metro

Um pensamento sobre “Quem disse que brasileiro não gosta de ler?

  1. Também sou “estrangeiro” nesta terra e tenho a mesma perspectiva que a sua em relação a leitura. Em SP dá gosto de ver tanta gente lendo em lugares públicos. Também não sei te dizer as razões óbvias. Mas dá gosto de ver esses projetos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s