Eventos de biblio

De setembro pra cá aconteceram alguns eventos importantes em São Paulo para a biblioteconomia: o 6º colóquio internacional de bibliotecas digitais (SESC e Instituto Goethe), um segundo encontro sobre o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) (que aconteceu no Centro Cultural São Paulo) e o primeiro encontro da Abrainfo, a Associação Brasileira de Profissionais da Informação. Todos os eventos tiveram propostas bem distintas, abordando temas como propriedade intelectual e bibliotecas digitais, mediação da leitura e formação de mediadores e as intersecções entre as áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia.

1379403_10151626320647301_762873870_n

Participantes do BiblioCamp 2013, edição de São Paulo.

No início do mês de outubro aconteceu o primeiro BiblioCamp em São Paulo. Foi um sábado bastante agradável com apresentações de trabalhos e também com relatos de casos de ações em prol de bibliotecas municipais e comunitárias. Gostei muito mesmo da apresentação da Gabriela Previdello sobre propostas não formais de documentação contemporânea para as artes digitais. Já tentei tratar de um tema que se assemelha a este assunto algumas vezes [num seminário que fiz para uma disciplina isolada de mestrado na USP e na resenha que fiz sobre o livro da prof. Luciana Gracioso e do Gustavo Saldanha], mas não de forma específica para artes digitais e também não de forma tão interessante quanto ela. :)

No mês de outubro também aconteceu na Pinacoteca uma palestra sobre Gestão de Projetos Culturais que tratou brevemente da metodologia PMBOK aplicada à projetos culturais. E no final deste mês de novembro e início de outubro, o SESC está com 2 eventos bastante interessantes: o Projetos de incentivo à leitura e o caso BiblioSesc (4 encontros) e o seminário “E aí, biblioteca pra quê?” (8 e 9 de novembro). Gostei bastante do nome do seminário, porque não é só questionador, mas é também bastante provocativo. O bacana é que na comunidade já tem gente respondendo pra quê que pode servir uma biblioteca, o que já é um bom aquecimento para o evento. Sobre o evento de Projetos de Incentivo à Leitura, tem tanta coisa, que é melhor eu dividir isso em um outro post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s