Bibliotecárias e bibliotecários que a gente não conhece

(Originalmente publicado em 5 de março de 2011)

Agora a pouco estava de bobeira no Twitter quando uma ‘amiga virtual’ de Curitiba, a @rocares, me twitta dizendo que Inezita Barroso é formada em biblioteconomia. Não sabia de quem se tratava até então, mas o primeiro vídeo que me apareceu foi o da Marvada Pinga, o que eu acho que tem tudo a ver com o pessoal que faz biblio que eu conheço (ahah):

Me identifico com caipirices e moda de viola por que de onde eu venho (Campo Grande/MS) isso é muito típico apesar de eu conhecer pouquíssimos artistas, só os mais famosos como Almir Sater e a Helena Meirelles (artistas que não tem como ser sul-mato-grossense e não conhecer). Não que eu adore ou goste desse tipo de música, mas ao ouvir música deste tipo o que sinto é quase um bem estar, eu reconheço o que ouço e me vem uma sensação boa de “me sentir em casa”, apesar de eu não ser lá exatamente muito apegada às ‘minhas raízes’.

Mas voltando ao Twitter, em seguida, o colega @Leonardo_Assis me repassou ainda mais informações sobre a Inezita-bibliotecária:

“Sim, ela é bibliotecária. Fez o curso da prefeitura organizado pelo Rubens Borba de Moraes no final da década de 30. Como todo profissional, ela se decepcionou com a profissão devido ao não reconhecimento das bibliotecas no país. No entanto, foi nesse período de bibliotecária que ela rodou o país de carro buscando reunir registros de música popular e essa pesquisa feita por ela serviu para o sucesso posterior. Em uma palestra, Inezita disse que tem uma coleção de música enorme e que está negociando doar para uma biblioteca de São Paulo. Acredito que sem essa organização de pesquisa ela não seria quem foi. Para terminar: a Inezita cantou quando da inauguração do Sistema de Bibliotecas São Paulo em 1983, organizado pelo @LuisMilanesi.”

Imagino que deve existir bem mais bibliotecários e bibliotecárias que eu não conheça. A medida que eu for descobrindo, vou postando por aqui.

Deixe um comentário

