Quais as melhores fontes para ler em pdf? E em livro/papel impresso?

(Originalmente publicado em 24 de maio de 2011)

Esses dias fiz uma enquete rápida no Twitter perguntando sobre a melhor fonte para se ler em pdf. Ninguém me respondeu e eu fiquei me sentindo totalmente forever alone, mas tudo bem. Resolvi dar uma procurada no Google primeiro com termos em português e depois em inglês, mas também não obtive lá muito êxito. Joguei a expressão “quais as melhores fontes para ler em pdf” e não retornou nada de útil. Coloquei “quais as melhores fontes para ler” e apareceram algumas coisas:

Achei esses links na primeira página de resultados e não dei continuidade na busca porque fiquei com preguiça de explorar mais (mesmo porque acho que não encontraria muita coisa). Acredito que aconteça uma confusão nos resultados de busca também por conta da ambiguidade da palavra “fontes”: fontes (tipografia?), fontes (bibliográficas, de informação?), fontes (de energia?), enfim. Em inglês cacei “what’s the best font” onde me foram sugeridos: for a resume, for resumes, to use, for a novel, to use on a resume. Apareceu muita coisa e praticamente todos os resultados da primeira página foram bem relevantes e recentes, mas alguns mais que os outros. Entre eles selecionei:

Depois dessa pesquisa lembrei também do Google Web Fonts que é novo e tem fontes interessantes, mas nenhuma que eu tenha considerado adequada para o que estou procurando. Estou finalizando a edição de um artigo traduzido com 24 páginas, então a questão de uma fonte que seja adequada pra uma leitura longa tem ficado na minha cabeça há alguns dias. Lembrei também da tag “fonts” do delicious do Moreno, que tem 35 links sobre fontes (coisa pra caramba!) e enfim… Escolher uma fonte foi se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. Na verdade acho que foi que nem escolher vestido pra festa: provei o armário inteiro pra sair com a roupa que eu tinha escolhido inicialmente. rs

Não curto muito fazer ranking de nada e estou bem longe de eleger “a melhor fonte de todos os tempos”. Mas o que eu queria saber mesmo é o que as pessoas que conheço – meus colegas – acham que seja uma boa fonte (excetuando-se claro as que ninguém aguenta mais: Arial, Times New Roman e a Comic Sans, que todo mundo adora odiar). Pessoalmente eu também desgosto da Verdana, por achá-la muito oldschool – desde que o mundo é mundo todo mundo usa Verdana. Me parece que muita gente – isso consta inclusive nos posts que mencionei aí em cima – acha que as fontes serifadas são melhores para leitura de material impresso, mas eu ainda não sei o que acho disso (não sou uma especialista). Só me lembro bem de uma vez que comprei o livro de um amigo meu que estava inteiro em Garamond (a mais serifada das fontes) e ficou realmente muito RUIM (frases inteiras grudadas umas nas outras, palavras grudadas demais, itálico horroroso, etc). Pra quem ainda não sabe: serifada = letra arredondada (tipo Times); sem serifa = letra reta (tipo Arial).

Não me considerando muito satisfeita com os meus achados, saí perguntando pra algumas pessoas que conheço o que elas acham. Conversei com 5 pessoas e cada uma teve uma reação diferente com a minha pergunta: “qual a melhor fonte para se ler em pdf? (não vale arial, times new roman e nem comic sans).

Pessoa 1: “Se não vale arial, não vale a Helvetica? É que elas são ‘primas’. Particularmente, indico qualquer uma sem serifa. Gosto da Verdana e ficaria entre helvetica e verdana. Calibri acho muito miúda, Tahoma acho meio finininha. Depende também muito de onde a pessoa vai ler, se num tablet, num ebook, num pc. Achei útil o seu levantamento, costumo usar sempre Arial mesmo e é sem graça. Geralmente não penso em outras fonte por conta das normas que limitavam em Times e Arial né?”. [Tb queria uma fonte que fosse flexível no sentido de atender a diferentes suportes. Tá fácil não.]

Pessoa 2: “Olha, nunca parei pra decidir sobre isso, mas parece que fonte com serifa não é bom. A leitura de uma página depende de outra coisas também: o espaçamento entre linhas, largura da linha, mas tu já deveria saber disso né? Vou perguntar pra alguns colegas que fazem design e depois te dou uma resposta”. [ Deveria saber disso sim, mas é sempre bom saber o que as pessoas acham :) ]

Pessoa 3: “Eu gosto bastante de Arial, ahaha.. No meu e-mail eu uso Georgia, acho bonitinha e ‘confortável’. Dei uma geral no word 2007 e achei essas aqui: Bookman Old Style; Candara, Century Gothic, Ebrima, (nessa o itálico fica bem destacado, gosto disso); Euphemia, Gisha e Lao UI. Tem algumas fontes muito parecidas, são todas mais ou menos no mesmo padrão, arredondadinhas, mas acho mais gostoso de ler do que a Times, por exemplo”.

Pessoa 4: “Cadê as opções? Aqui na empresa a gente usa Tahoma e um dia usamos Futura. Prefiro a Arial, mas além disso não consigo ver outras opções”.

Pessoa 5: “A Calibri é legal, a Century Gothic não tanto, parece que dificulta a leitura. Courrier é muito máquina de datilografia, dependendo do caso pode ficar bom. mas acho que as melhores são ou Calibri, Tahoma ou Verdana. Também acho a Lucida boa. É pra artigo em revista? talvez a calibri então. Mas bom, eu ainda acho Arial e Times as melhores mais legíveis e agradáveis de ler”.

[Update – 25/05/2011]: A pessoa 2 procurou um especialista que compartilhou as seguintes dicas sobre fontes para leitura:

  • Preferivelmente fontes sem serifa. As serifas ajudam na leitura no papel, mas não é exatamente assim que acontece na tela. O formato mais quadrado dessas fontes facilita a leitura.
  • Contraste: na minha experiência, manter fundo branco e fontes pretas, como nos impressos. Alguns autores, no entanto, defendem o contrário pra leitura web (fundo preto e fontes brancas), pq diminui a emissão de luz e aumenta o conforto do usuário.
  • Tamanho: algo entre 12 e 14 pontos é legal, dependendo da fonte e do formato do material. se o usuário vai ver o meterial inteiro na tela (100%) sempre, o tamanho acima funciona. Se ele vai ser forçado a puxar o zoom, usar barras de rolagem, etc, pode ser menor (não muito).
  • Entrelinha: espaçamentos em geral devem ser maiores do que o ‘normal’. Um entrelinha mais generoso pode facilitar a leitura e tirar aquela impressão de texto muito denso pro usuário. Se for muito grande, no entanto, vai ficar mais difícil dele se achar. O espaçamento entre parágrafos também pode ser bem generoso.
  • Peso: tentar manter o regular pro geral do texto, e dosar bem os destaques em negrito/bold. Muito peso não destaca nada e ‘agride’ o usuário. Pequenos extratos de texto podem usar a versão light das fontes, por exemplo.
  • Sugestões de fontes: Myriad Pro, Frutiger, Helvetica Neue, Univers (tem uma cara mais display, mas pode funcionar), Optima (essa fonte é semi-serifada, ou seja, tem pequenas serifas que funcionam como linhas-guia, e um pouco de contraste no próprio tipo). O site ExLjbris tem algumas fontes gratuitas. A Calluna Sans e a Fontin Sans também podem ser boas pedidas.

15 comentários sobre “Quais as melhores fontes para ler em pdf? E em livro/papel impresso?

  1. Te achei no google, e mesmo que o post seja relativamente antigo, gostaria de deixar meu muito obrigado! Gosto de ler, mas não tenho leitor digital, nem tablet e nem outra porcaria do tipo, e convenhamos, fazer a leitura em livros de fato, é infinitamente melhor do que a leitura em alguma tela. Mas como nem tudo são flores, neste país, para se comprar livros tem que se economizar no feijão (exagerei para causar efeito).
    Procurar no google sobre o assunto é realmente um pé no saco, não se encontra nada, então mais uma vez obrigado pelo texto, vou fazer alguns testes levando em conta suas considerações/opiniões de deus amigos. vlw flw

  2. Eu estive usando a Raleway para ler livros no celular, e é uma excelente fonte sem serifa. Com o tempo, vou me cansando da fonte sem serifa. Digo literalmente, já que fontes sem serifas deixam o texto monótono e acaba dando sono em leituras mais longas.

    Qual seria a melhor fonte serifada para se ler em um celular de 4.5″?? Tenho buscado faz algum tempo, mas não achei nenhum resultado realmente satisfatório. A que melhor chegou lá foi a NotoSerif.

  3. de quem enxerga mal: a melhor é DejavuSerif, leio muito mais rápido pois o cérebro/olho consegue identificar que tal letra é tal letra mais rápido, pois as letras são mais diferentes umas das outra com essa fonte.

  4. Bom texto, obrigado por compartilhar.
    Deixe-me dar meus 2 cents:
    * para leituras longas (tela ou impresso) e textos impressos gosto de fontes com serifa, Times New Roman, Georgia, e, minha nova favorita, Liberation Sans Serif.
    * para leituras não muito longas na tela, gosto da Segoe UI.
    * para o Kindle ainda não acertei minha favorita, mas gosto da Bookerly.
    * para ler ebooks no PC, sempre com fundo sépia e fonte com serifa

  5. Ando constantemente em conflito no uso de fontes. Gostei da fonte do presente texto. Qual é a utilizada?

  6. Para títulos e subtítulos, você pode escolher uma fonte expressiva, exclusiva e até idiossincrática, incluindo os estilos Exibição, Decorativo, Manuscrito e Script . Esses desenhos não convencionais e de alto contraste tendem a funcionar bem nesse contexto, porque seus detalhes e complexidade visual ajudam a atrair os olhos. Se você deseja usar uma fonte sem serifa para pequenos pedaços de texto, especialmente em tamanhos grandes, o peso normal tende a parecer um pouco fora do lugar. Considere usar os estilos negrito e compactado. Se você preferir serifas, fontes serif de linhas finas como Playfair Display ou Rufina tendem a funcionar bem em linhas curtas, porque seu alto contraste de traços tende a chamar a atenção do leitor.

    O texto de tamanho médio, definido livremente como três a quatro parágrafos, é realmente bastante flexível, o que significa que você tem opções. Se você está inclinando-se para uma fonte com serifa, opte por algo no estilo antigo como Quattrocento , um estilo de transição como Libre Baskerville ou um serifa de laje como Arvo . Prefere um sem serifa? Então a melhor escolha seria algo no estilo humanista ou grotesco como Cabin ou Raleway , mas mesmo alguns estilos geométricos como Montserrat funcionarão. Experimente experimentar alguns deles e veja o que funciona melhor no layout.

    Ao digitar seções mais longas do texto – excedendo cinco parágrafos – é recomendado um tipo de letra com serifa. Essa é a escolha tradicional para a tipografia de livros, mas também funciona bem na tela. Fontes serif de estilo antigo ou de transição, como EB Garamond ou Libre Baskerville , tendem a ser fáceis de ler por mais tempo, como notícias e artigos de revistas. Embora seja possível usar uma fonte humanista sem serifa para longos trechos do texto do corpo, a aposta mais segura é um design familiar com serifa que os leitores podem processar rapidamente.

    FONTE: https://design.google/library/choosing-web-fonts-beginners-guide/

  7. Olá, Dora, adorei o texto e foi bastante útil. Parabéns e obrigada por compartilhar. Sucesso!

  8. Dora, que excelente conteúdo. Ficou claro porque seu blog sobre o primeiro site recomendado pelo Google.

    Continue com o ótimo trabalho e obrigada por compartilhar.

  9. Incrível haver comentários recentes, sinal de que o post é útil. Como advogado, utilizo .pdf para trabalhos forenses. Esses trabalhos têm por objetivo persuadir ou convencer o juiz. Faz algum tempo, encontrei o livro “Typography for Lawyers”, instrutivo e interessante. Mas ainda não me convenci a respeito da fonte.
    Duas dicas. A Suprema Corte americana é famosa por sua tipografia impecável, como de fato. Utiliza “century” para suas decisões. O destaque está nas margens, muito maiores em comparação com as usualmente adotadas. Passei a utilizar esse formato em petições forenses, como também em cartas, contratos, notificações.
    A segunda dica é a extensão para Chrome “whatfont” (o ícone = f?). Com essa extensão, basta clicar no ícone (um dos que mantenho fixos) e passar o mouse no texto para ter a informação não apenas da fonte, como ainda da família, peso, tamanho, e a composição da cor com base em rgba. Para sair, basta clicar novamente, canto direito superior.
    abraços!

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