Deus da Indecisão

Estava traduzindo um texto quando de repente me deparo com a frase:

This Janus-like stance might seem difficult enough in a stable world, but the reality of library naming practices is made much worse by time, by technology, by the nature of language, and by social change.

Procurei o que viria a ser Janus pois mitologia nunca foi meu forte, infelizmente. Notei que Janus na verdade é Jano em português também. Aí pude entender melhor o conceito de Jano e o que o autor quis dizer ao utilizá-lo, naquele contexto. Janeiro veio de Jano, que é o deus dos términos e começos. Deus das portas. Deus da indecisão. Duas cabeças que não falam a mesma língua. Uma cabeça que olha para o passado e outra que olha para o futuro.

No texto o autor trata sobre o processo de indexação e de como a nomeação (e consequente representação) de determinados itens é designada através de significados, e de como os significados são estabelecidos pelo uso, e de como o uso é modificado pelo tempo. De como o bibliotecário precisa ter uma postura como a de Jano para atuar no processo de indexação, olhando para termos inscritos não como se fossem estáticos, esculpidos em pedra para toda a eternidade. Mas enxergar a linguagem pela sua natureza e outras variáveis tais como a tecnologia, a cultura, a história, as mudanças sociais, o tempo…

Me sinto um pouco assim com a minha própria vida. Sinto que uma postura de Jano me ajudaria um bocado, em vários sentidos. Embora a indecisão, por algumas vezes, faça um certo tipo de morada e pareça permanente.

Que Jano me proteja.

2 pensamentos sobre “Deus da Indecisão

  1. Pingback: Deus da Indecisão | biblio… quê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s