Clue: o aplicativo para monitoramento do ciclo menstrual

tumblr_n7nrt1rYoh1ssdpo4o2_1280

Update 09/03/2016: criei um grupo no facebook para pessoas que utilizam o Clue no Brasil. Participem! 

Update 17/05/2016: e pelo que as meninas conversaram e chegaram a conclusão na comunidade aí em cima o termo “Retirada” no Clue significa o ato de coito interrompido.

Confesso que não me lembro ao certo onde na Internet Foi pelo Twitter, através da amiga Maria Clara que fiquei sabendo sobre o aplicativo Clue, para monitoramento do ciclo menstrual. Acho que comecei a buscar um aplicativo desses pra mim, mas pelo menos uns 2 que eu tentei usar ou focavam muito na janela do período fértil para quem estava tentando engravidar (não é meu caso) ou ainda: eram muito ~de mulherzinha~ e não eram muito bons, nem objetivos, pra acompanhamento de informações mesmo. O Clue ajuda a monitorar independente do objetivo, sendo voltado mais para a saúde mesmo.

De qualquer modo, mesmo antes do aplicativo eu já usava a agenda em papel para anotar quais dias eram os vermelhos, já conseguia prever com certa precisão a minha tpm e os meus sintomas, dores e outras particularidades pré-menstruais. Pra mim sempre foi corriqueiro esse tipo de monitoramento. E escrevia sobre isso também, sobre tudo o que percebia em mim, pra ver se conseguia reconhecer algum tipo de padrão ao longo do tempo. Bom. Aparentemente esses dias acabaram. Esse aplicativo veio como uma luva, pois posso até sentir necessidade de continuar escrevendo sobre as percepções que tenho, mas para acompanhamento ele é bastante preciso.

A simplicidade do aplicativo é impressionante e o uso é muito intuitivo. Depois da instalação é necessário o preenchimento de um formulário com algumas perguntas que vão programá-lo e aí ele está pronto para ser usado. Entre as informações que você monitora estão dores de cabeça, dores nos peitos, se você foi a alguma festa e bebeu ou fumou, variações de humor, se está exausta ou com pique, se fez exercícios e meditou. Como o aplicativo é usado no mundo todo, eles passaram uma pesquisa perguntando como que é encarada a menstruação por aqui, comigo. Bem, eu sou do Brasil e por aqui, a conversa sobre menstruação ainda é feita em códigos (ao menos quando eu era mais nova era sim), pois ninguém gosta de falar sobre isso abertamente e muito menos com homens. Ou seja, é tabu ainda sim. Cercado de mitos e constrangimentos, etc. Enfim.

tumblr_inline_nwiuj1OTBg1sst5on_1280

Menstruação. É totalmente normal.

O Clue tem um quê de gamification onde o objetivo é o reconhecimento de padrões para um melhor auto-conhecimento. Ainda não utilizei o aplicativo por um ciclo completo pra saber exatamente quais os tipos de informação que ele pode me ajudar a monitorar, mas acredito que o app vai evoluir com o tempo. Além da conta no Twitter onde eles se comunicam com os usuários, o Clue também tem um blog no tumblr onde apresentam a equipe que desenvolve o aplicativo e explicam também os porquês de cada um dos diferentes tipos de monitoramentos, como por que monitorar sua pele, seu cabelo, seu estado mental, seus exercícios e seu sono. Na verdade os monitoramentos são opcionais, por exemplo: eu não tomo pílula, logo deixo inativo o monitoramento da pílula. Nesse sentido o app tem certa flexibilidade, não há obrigatoriedade de monitorar tudo.

Algumas coisas também faltam no aplicativo, mas aos poucos podem ir sendo implementadas. Hoje por exemplo, depois de alguns pedidos feitos por usuárias no Twitter, eles atualizaram a versão incluindo coletores menstruais, pois antes só existiam absorventes. Ainda tenho dúvidas quanto ao significado de algumas traduções e até mesmo em relação ao significado de algum dos ícones, que para mim são a parte mais criativa e atraente do aplicativo. Claro que ainda faltam algumas coisas pro aplicativo ficar realmente bom, mas acho que quem vai ajudar ele a ficar melhor são as pessoas que o utilizam (sim, pessoas pois surpresa!: homens trans também podem menstruar). Ainda não fucei no aplicativo o suficiente mas gostaria de saber como ele funcionaria caso alguém tomasse uma pílula do dia seguinte (o que costuma desregular tudo) ou tivesse alguma doença do tipo hipotireoidismo, que também desregula o ciclo, caso você não tome o remédio regularmente.

Mas essas são informações que acredito que ficarão para um futuro próximo. Por hora, tem sido muito bom pra mim. Vamos ver como ele evolui.

tumblr_inline_nsi212ONc11sst5on_1280

13 pensamentos sobre “Clue: o aplicativo para monitoramento do ciclo menstrual

  1. Muito bacana, Dora. Abaixei o aplicativo. Já usava outro, mas esse é clean. O outro eu consegui saber exatamente o dia. Claro que poderia fazer minhas anotações, mas depois de muitos meses tendo os mesmos sintomas, acabei me percebendo, pois já fiquei sem menstruar por alguns anos e TPM para mim era quase que desconhecido. Sobrevivi as cólicas, descobri as enxaquecas, que são causadas se usar anticoncepcionais, a vontade de comer qualquer tipo de comida salgada e o choro, para evitar matar qqr pessoa nesses períodos haha. Só a mulher sabe onde lhe aperta o calo.

  2. Dora, ótimo post! Eu uso o Pink Pad, que previa muito bem as datas no IOS, mas há alguns meses troquei meu celular para um Android e ele tem deixado a desejar. Estava mesmo querendo testar um novo app e adorei o visual do Clue. Já baixei, vamos ver como ele se comporta nos próximos meses.

  3. Eu baixei mas acho que não estou conseguindo configurar direito. Eu tomo o anticoncepcional de uso continuo, não tem a pausa entre as cartelas aí virou uma bagunça pq não menstruei e aí fica aparecendo que minha menstruação está atrasada…

  4. À tempos vim buscando um app que se encaixasse com o que eu queira e o clue se adequa perfeitamente. Com ele eu pude me entender melhor e compreender meu ciclo e sentir cada dia além de poder me organizar melhor pra tudo como viajar etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s