Seis hábitos de bons ouvintes

por Lisa Evans, na Fast Company

Quando pensamos em grandes líderes, geralmente pensamos em indivíduos que dão discursos que motivam ações, mas além de serem grandes oradores, grandes líderes também são bons ouvintes. Taylor Berens Crouch, doutoranda em psicologia clínica na universidade de Maryland, diz que ser um bom ouvinte é crucial para ser um bom líder.

“Se estamos tentando guiar pessoas em uma direção que elas queiram, é absolutamente necessário que entendamos os desejos, perspectivas e pensamentos das pessoas e ouvir é necessário para se obter essa informação”, diz Crouch.

Siga estes seis passos de excelentes ouvintes:

1. Eles praticam ser verdadeiramente atenciosos

Estar presente para ouvir o que o outro está dizendo é essencial para ser um bom ouvinte. Enquanto a maioria de nós sabe que é rude pegar o celular para responder um texto ou checar emails enquanto estamos numa conversação, evitar distrações internas é muito mais difícil.

“Se você é realmente atencioso, você está no momento. Você está focando no que a outra pessoa está dizendo e evitando a inclinação natural e tentação de julgar, prever e avaliar”, diz Crouch.

Ser um ouvinte atencioso significa evitar ficar distraído pelos seus próprios pensamentos. Preste atenção cuidadosamente aos pensamentos que nadam na sua mente enquanto você ouve outra pessoa. Está pensando na janta que terá hoje à noite? Se está, não está ouvindo com atenção.

2. Eles fazem uma pausa antes de responder 

Para evitar silêncios esquisitos ou lacunas na conversa, geralmente formulamos nossa resposta a alguém enquanto eles ainda estão falando. Isso fica no caminho de uma escuta efetiva. Ao invés disso, dê uma pausa depois que o outro tenha terminado de falar para pensar na sua resposta.

“Se quisermos pensar  de modo consciente no que uma outra pessoa está falando, essa pausa pode ser realmente importante para coletarmos nossos pensamentos e prepararmos o que queremos dizer”, diz a autora. Fazer tudo isso enquanto o outro está pensando significa que inevitavelmente você vai perder algo que eles disseram.

3. Eles parafraseiam o que acabou de ser dito 

Para assegurar que estão interpretando o que o outro falou corretamente, bons ouvintes praticam o que é chamado escuta refletiva, que significa que eles evitam responder logo de cara e ao invés disso parafraseiam o que foi dito. Isso dá ao outro a oportunidade de dizer “sim, você realmente está me ouvindo” ou “não, não é bem isso”. A escuta refletiva não apenas demonstra ao outro que você está verdadeiramente engajado e interessado em entendê-lo, mas evita a oportunidade para maus entendidos.

4. Eles tem a mente aberta

Quantas vezes você foi num encontro com alguém pensando que você sabia exatametne como a conversa seria? Talvez você já tivesse a conversa na sua cabeça antes mesmo de dar a chance ao outro de falar. Excelentes ouvintes entram numa conversa com um desejo autêntico de entender, ao invés de ter noções pré-concebidas ou julgamentos sobre o que o outro irá dizer.

“Temos a tendência de pensar que entendemos quais as intenções das pessoas antes mesmo que elas comecem a falar” diz Crouch. Ótimos ouvintes, ela diz, tem a boa vontade de serem humildes e aceitarem que não sabem o que o outro está pensando, mesmo que esta outra pessoa seja tão próxima de nós quanto o nosso cônjuge. Ótimos ouvintes largam mão de premissas e colocam-se na posição de curiosos e abertos para ouvir o que o outro tem a dizer.

5. Eles ficam confortáveis estando desconfortáveis

Ouvir pode ser desafiador e desconfortável. Às vezes você é forçado a ouvir coisas com as quais não concorda. “Temos um desejo de nos afastarmos desse disconforto defendendo a nós mesmos ou oferecendo nosso ponto de vista”, diz Crouch, mas resistir à vontade de interromper o outro é uma habilidade crítica para um bom ouvinte adotar.

6. Eles notam sua própria linguagem corporal

A forma que você posiciona o seu corpo físico deixa a pessoa com quem você está falando saber se você está engajado na conversa. Quando você ouve ativamente, incline-se levemente para frente, olhe nos olhos e balance positivamente a cabeça para mostrar que está interessado. Evite usar o seu corpo como barreira física cruzando seus braços ou cobrindo seu rosto com as mãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s