O valor no desenvolvimento de uma taxonomia para lojas online

por Craig Fox para a PinnacleCart

Tendo uma pequena loja, apenas o fato de manter o controle de inventário e estoque da sua loja online pode tomar 90% do seu tempo disponível – considerar o uso de taxonomia para a sua loja online pode parecer como qualquer outra tarefa pra lista de ‘fazer depois’. No entanto, gerir e revisar a taxonomia de sua loja online pode te ajudar a desenvolver conteúdo, otimizar SEO, desenvolver um plano de vendas e criar oportunidades naturais de vendas cruzadas e aumento de vendas.

Então, o que é taxonomia? Taxonomia é um termo técnico que se refere à classificação de itens. Em qualquer site isto seria considerado o agrupamento de conteúdo para o mapa do site; em e-commerce isso significa identificar em categorias agrupamentos naturais e específicos de produtos da loja.

Se você vende sapatos online as categorias naturais podem ser:

  • Sapatos esportivos
  • Sapatos sociais
  • Sapatos casuais
  • Botas

Essas categorias seriam divididas no futuro em sub-categorias dependendo do tipo de conhecimento que você tiver de seus clientes. Uma versão poderia ser:

  • Sapatos sociais
    • Sapatos Sociais Femininos
    • Sapatos Sociais Masculinos
    • Sapatos Sociais Infantis

 

Ou talvez a sua loja online apenas atenda mulheres e você criaria sub-categorias assim:

  • Sapatos Sociais
    • Salto Alto
    • Plataforma
    • Anabella
    • Sandálias

 

Ou talvez você gostaria de começar por materiais – couro, camurça, tecido; ou por estação – verão, outono, inverno, primavera. Tudo depende do conhecimento que você tiver de seus clientes, suas preferências de compra, as quais você pode identificar a partir de dados anteriores, termos de busca do seu software deanalytics ou até mesmo a partir de pesquisas feitas com clientes.

Agrupamentos específicos de produtos de lojas online podem ser taxonomias que você cria para dar apoio à uma venda ou grupo de consumidores em específico – tais como “Sandálias de Verão”, “Básicos da Moda” ou “Estilos Mais Populares Para Pés Largos”. Estas são coleções que você fará a curadoria manualmente baseado no seu conhecimento do produto ou em dados sobre vendas e padrões de compras dos clientes, que você pode obter a partir da plataforma da sua loja online.

Uma vez que você criou uma taxonomia lógica baseada nas informações dos clientes, você pode começar a trabalhar otimizando suas páginas de categoria para SEO orgânico, identificando as principais palavras-chaves para aquele grupo que deve aparecer na página. Use sua pesquisa de termos para guiar o modo como você nomeará a página, como você estruturará sua URL e o conteúdo que você criará para a página, incluindo cópia, imagens e vídeos.

Enquanto você cria suas categorias e as popula com os produtos apropriados, você começará a ver os padrões de lacunas naturais ou estoque excessivo em certas categorias. Faça com que essa informação seja insumo para o seu plano de vendas – procure novos produtos para preencher categorias sazonais ou categorias populares e volte-se para aqueles que não estão vendendo bem, ou mova alguns itens para uma seção promocional. Se você sempre faz um grande esforço para fazer a gestão do aumento de vendas e vendas cruzadas, sua taxonomia organizada fará com que você selecione os produtos apropriados num estalar de dedos. Até que você tenha tempo pra revisar seus dados de venda para determinar padrões de compra comuns, você pode utilizar os grupos de produtos para preencher essas lacunas.

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