Competências necessárias ao bibliotecário a partir da web

Acabei de receber um formulário, provavelmente para um TCC, que me questiona sobre competências necessárias ao bibliotecário a partir da web. Além de perguntas pessoais sobre o meu trabalho, teve uma última pergunta que era a seguinte: “Em sua opinião quais competências, habilidades e atitudes necessárias aos bibliotecários para atuarem na Web?”

Pessoalmente eu acredito que trata-se menos de competências e habilidades e muito mais de atitudes. E não apenas de atitudes propriamente ditas, mas principalmente de mentalidade, da forma de pensar a organização da informação… E de como ela pode ser transferida e adaptada do analógico para o digital. É um duplo trabalho, mas é necessário que seja feito, caso a pessoa queira efetivamente trabalhar com o digital. Acredito que estejamos num momento bem híbrido, tendo que lidar com o mundo físico e também com o digital… Qual a sua prioridade?

O perfil/esterótipo da profissão de bibliotecário, generalizando bastante, são de pessoas muito conservadoras e que tem preferência por estabilidade, visando em sua grande maioria concursos e carreiras públicas. Isso não é um demérito nem nada, é apenas uma característica, um fato. As grandes empresas que trabalham com o digital geralmente não costumam absorver profissionais com este tipo de perfil. O perfil do profissional que trabalha com e para a web é dinâmico, resiliente e está sempre aberto a mudanças, tanto a aceitá-las quanto para implementá-las.

É necessária uma mudança de mentalidade mesmo, a longo prazo. E isso só pode ser feito em nível individual, com postura profissional e com a pessoa se responsabilizando pela própria carreira e pelo que efetivamente gosta de fazer e trabalhar, sem depender tanto de instituições externas a ela. É preciso se arriscar mais, pensar fora da caixa e principalmente: não esperar aprendizado vindo dos cursos de graduação ou de pós, pois eles podem até auxiliar, mas não formam efetivamente um profissional para o mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: